Home Projetos Construtores do Amanhã
Construtores do Amanhã

 

 

1.     PROJETO “CONSTRUTORES DO AMANHÔ

OBJETIVO: Garantir a tranqüilidade e a independência financeira das famílias assistidas por meio do trabalho digno e honesto que servirá de exemplo às crianças.

MOTIVAÇÃO: A ONG Bem Querer – Assistência Social tem ainda como trabalho o apoio a jovens recém-saídos da Fundação Casa e que buscam a sua reinserção na sociedade. E é por meio de parcerias que consegue o sucesso deste projeto. Através de convênios com empresas do setor privado, busca os recursos necessários para a manutenção e aprimoramento de suas atividades.

 

 


E uma das parcerias de maior sucesso em nossas ações são os cursos de Construção Civil para nossos assistidos e sua família, os quais foram idealizados e coordenados por nossos voluntários que, sem o forte apoio de nossas empresas amigas, não teria como se sustentar. Segue abaixo, uma breve descrição dos motivos para a escolha dessa área profissional como carro chefe para os nossos cursos:
Durante os últimos anos, temos acompanhado o forte crescimento da construção civil em nosso país, chegando ao ponto de presenciarmos uma enorme escassez de mão-de-obra no setor. Não obstante, continuamos com uma lamentável taxa de desemprego entre a população economicamente ativa.
Analisando as prováveis causas para esta estranha situação, podemos constatar que o problema está na falta de qualificação da mão-de-obra.
Recentemente, alguns cursos profissionalizantes vêm sendo abertos em nosso estado. São cursos geralmente voltados para a indústria e o comércio, e muitas vezes com professores com pouca experiência no mercado de trabalho. Além disso, o número de vagas oferecidas é ainda muito aquém das necessidades deste mercado e de sua população. Assim, a população de menor escolaridade continua sem o emprego e as empresas sem a tão desejada mão-de-obra para a realização de seus empreendimentos.
E é com o intuito de preencher esta lacuna, que o Bem Querer - Assistência Social lança o projeto “Construtores do Amanhã”, que tem por objetivo capacitar e possibilitar aos membros das famílias de nossas crianças a obtenção de uma formação técnica de qualidade e a garantia de um emprego digno e com reais perspectivas de crescimento e aprimoramento social.


2.    MISSÃO


Educar e capacitar técnica e moralmente membros da Comunidade carente e internos da Fundação CASA em processo de reintegração para uma profissão digna e com alta empregabilidade através da promoção de cursos profissionalizantes e da contratação dos formandos por meio de parcerias com reconhecidas empresas do setor privado.



3.    PÚBLICO ALVO


Este projeto destina-se a atender apenas aos membros pertencentes às famílias carentes que passam por processos de reestruturação promovidos por instituições idôneas do setor público ou privado e que sejam parceiras deste projeto. Quaisquer exceções deverão ser analisadas e aprovadas pela Diretoria da Bem Querer Assistência Social.


4.    PARCERIA COM A FUNDAÇÃO CASA

Após algumas visitas a Unidades da Fundação CASA, pudemos constatar que todos os internos recebem um acompanhamento digno e bastante dedicado de assistentes sociais, psicólogos e pedagogos desta Instituição do Estado, que buscam, mesmo com todas as dificuldades, a reintegração desses jovens à sociedade. No entanto, este acompanhamento se dá apenas durante a internação destas crianças e adolescentes, os quais quando em liberdade encontram uma sociedade de portas fechadas e com o tráfico de drogas e a criminalidade com portas bem largas e abertas tentando-os a uma vida de “facilidades e regalias”.
Nossa proposta é continuar esse acompanhamento através de nossos cursos, parceiros e tutores visando dar a esses jovens um amparo que muitas vezes não teriam em sua própria família ou comunidade.
Durante os cursos, os internos da Fundação têm a oportunidade de ter como colegas de aula pessoas diferentes daquelas diariamente encontradas em suas unidades. É o início de uma nova vida e de novos amigos que, como eles, buscam uma vida digna e cheia de sucessos. Por isso, optamos pela mescla entre alunos da Fundação  CASA e membros da comunidade carente pertencente às famílias assistidas por instituições amigas.



5.    ACOMPANHAMENTO DURANTE E APÓS O CURSO


Entendemos que apenas dar um curso e empregar nossos assistidos não é o suficiente para formarmos homens de bem. É preciso manter viva a chama da mudança. Afinal, é no trabalho que as dificuldades começam: é uma bronca do chefe, um colega desleal, é o trabalho árduo, é o custo de vida alto de uma cidade como São Paulo, é o descontrole nas contas de casa, e vários outros fatores que podem criar um certo descontentamento que pode servir como desculpa para atos infelizes.
Nesses casos, nosso intuito é criar um vínculo permanente entre alunos e ex-alunos, de tal forma que um sempre motive e ajude o outro nas dificuldades. É introduzir no grupo uma idéia de fraternidade.
Isso pode ser colocado em prática criando condições para que eles troquem experiências, promovendo reuniões mensais para discussão do dia-a-dia; promovendo festas de comemoração nos aniversários de formatura das turmas, fazendo com que haja o encontro e o depoimento das turmas anteriores e acompanhando individualmente por meio de tutores cada ex-aluno durante 6 meses após a sua formatura.



6.    DIFERENCIAIS

A ONG Bem Querer Assistência Social,  dispõe de voluntários com grande experiência no setor da Construção Civil e que em paralelo sempre estiveram envolvidos em trabalhos de voluntariado em Instituições Filantrópicas de renome como a Casa Transitória Fabiano de Cristo, Anjos da Noite, entre outras. Isso possibilitou a montagem de um curso bastante prático e condizente com as reais necessidades do mercado.
Os cursos têm uma forte carga de educação moral, onde busca-se um profissional de nível não apenas técnico, mas também humano. Há nos cursos, palestras e debates sobre voluntariado, cidadania, comportamento e segurança.
Devido às parcerias com grandes Instaladoras e Construtoras de São Paulo, os alunos têm a possibilidade de ter aulas em situações reais de trabalho, o que é algo inédito e inestimável para o aprendizado destes jovens.
Há o envolvimento de membros da sociedade civil na função de tutores, que são aquelas pessoas encarregadas do acompanhamento de cada aluno, durante e após a formatura, por um prazo de até 6 meses após. Isso faz com que cada aluno seja trabalhado individualmente em suas dificuldades, aumentando ainda mais a possibilidade de sucesso.



7. SELEÇÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS PROFISSIONALIZANTES


Todas as turmas do curso profissionalizante são formadas por jovens selecionados por meio de entrevistas realizadas nas Instituições de Assistência Social parceiras cujos critérios devam ser os seguintes:

•    renda familiar per-capita abaixo de R$200,00
•    ser parente de alguma gestante ou ex-gestante assistida por algumas das instituições parceiras, ou ser interno da Fundação CASA

•    ter entre 18 e 40 anos de idade

Caso o número de inscrições seja maior que o de vagas, serão adotados critérios de desempate que são os seguintes pela ordem de importância:

1-    Ser membro da família assistida pela ONG Bem Querer – Assistência Social.
2-    Ser parente em primeiro grau de funcionários da Fundação CASA
3-    Pertencer ao Nível de risco social, a ser avaliado conforme entrevistas realizadas pelos nossos voluntários durante as inscrições e confirmadas pelos visitadores



 

Doações

Clique aqui e nos ajude a manter o trabalho da BEM QUERER - Assistência Social.

Voluntário

Quer ser um voluntário ? Clique aqui e saiba como.

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner