Home Notícias Adolescentes da Vila Maria conseguem emprego na Construção Civil
Adolescentes da Vila Maria conseguem emprego na Construção Civil PDF Imprimir E-mail
Ter, 08 de Dezembro de 2009 12:58

Futuros instaladores de hidráulica terão carteira assinada e salário de 800 reais; contrato será assinado no dia da formatura

Link da matéria

Nos últimos anos, a oportunidade de emprego na construção civil teve um crescimento considerável em todo País. Só em São Paulo, a expectativa é que serão abertas 52 mil vagas no ano de 2010. Projetando um futuro melhor aos jovens, a Fundação CASA, por meio da Divisão Regional da Vila Maria e da ONG Bem Querer, vai formar 20 adolescentes no curso de Instalador de Hidráulica, no próximo domingo (6 de dezembro), na Capital.

A expansão do emprego na área de construção foi o que motivou a Regional da Vila Maria e a ONG Bem Querer dar continuidade aos ensinamentos desta profissão aos jovens da CASA.  Esta é a segunda turma a se formar. A primeira formatura aconteceu em agosto, com a participação de 15 adolescentes. Desses, a grande maioria já está empregada e ganhando um salário de aproximadamente 800 reais por mês.

O futuro desses 20 novos encanadores não será muito diferente dos primeiros jovens que se formaram. Eles já estão com emprego garantido. Uma empresa do ramo da construção civil vai contratar os adolescentes capacitados, que serão registrados em carteira de trabalho com salário de 800 reais. A assinatura do contrato de trabalho acontece no dia da formatura.

“A regional Vila Maria e a Bem Querer não mediram esforços para dar oportunidade de trabalho a esses jovens”, disse, feliz pelo resultado alcançado, Sergio de Oliveira, diretor regional. “Os jovens atendidos nas nossas unidades em sua grande maioria têm baixa escolaridade, motivo para serem excluídos do mercado. Nas unidades da CASA, eles estudam e fazem cursos profissionalizantes para chegarem aptos no mercado de trabalho”.

Curso de instalador de Hidráulica

Desde a primeira turma, o curso é realizado graças a uma parceria entre a sociedade civil, empresas privadas e a Fundação CASA. A ONG Bem Querer é quem entra em contato com empresas chamando-as para participar do projeto. O 2º curso de Instalador de Hidráulica teve a duração de dois meses - começou em outubro e terminou em novembro.

Os futuros encanadores, que participaram do curso, são internos e egressos das unidades São Paulo, Abaeté, Bela Vista, Ouro Preto, Nova Vida, Paulista, Itaquá, Casa Itaquá e Semiliberdade Alvorada. Todas da Divisão Regional da Vila Maria.

A turma é formada por 30 alunos, sendo 20 adolescentes da CASA. Os outros 10 formandos são familiares dos internos e pessoas da comunidade da Vila Maria. A grade curricular conta com aulas teóricas em sala de aula e práticas, em canteiros de obras.

Nas aulas práticas, os adolescentes montaram encanamentos de banheiros em uma obra de uma construtora, na Zona Sul de São Paulo. As aulas teóricas e algumas práticas foram feitas numa sala de aula da divisão regional, com equipamentos cedidos por empresas privadas.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fundação Casa

Última atualização em Ter, 08 de Dezembro de 2009 13:09
 

Doações

Clique aqui e nos ajude a manter o trabalho da BEM QUERER - Assistência Social.

Voluntário

Quer ser um voluntário ? Clique aqui e saiba como.

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner